AMOR AOS QUADRADOS


Criamos o blog para tornar oficial aquilo que já era feito extra-oficialmente... Alina do blog Maré de Amor, VeraLu do blog VeraLu 49 e eu do blog Saco dos Bebês da VeraLu.
Aceitamos quadradinhos em tricô e crochê e em vários tamanhos para fazermos mantas de amor.
O que são mantas de amor?
São as mantas que montamos com os quadradinhos que nos são enviados, para doar para as pessoas necessitadas.
Sabemos que cada quadradinho é tecido com muito amor, então nada mais natural do que chamar essas mantas de MANTAS DE AMOR.
Desde já, agradecemos a sua doação!
Beijos.
Alina, VeraLu e Ju


CAIXA POSTAL PARA O ENVIO DOS QUADRADINHOS:

VERA LUCIA KRAUSS

CAIXA POSTAL: 2520

CEP:09190-971

SANTO ANDRÉ/SP

MEDIDAS DOS QUADRADINHOS QUE ACEITAMOS:

Aceitamos quadradinhos nas seguintes medidas:
- 10x10 cm
- 15x15 cm
Ambos feitos em lã própria para bebês.
E quadrados feitos em lãs 100% acrílico nas medidas:
- 15x15 cm
- 20x20 cm

Você quer ser solidário, e ainda não sabe fazer quadradinhos?
Nesse Link do blog da Aslan Trends você encontra todas as dicas:
http://aslantrendsbrasil.wordpress.com/2011/08/25/solidariedade-em-cada-ponto/

Desde já, agradecemos às suas doações!
Beijos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"UM POUCO DE BOM SENSO" - por Beatriz Medina





" (...)

Por favor, leiam com atenção e não levem a mal; todas agradecemos muitíssimo a boa vontade de todo mundo que contribui; mas dói desmanchar quadradinhos inaproveitáveis, dói perder um tempo precioso arrematando quadradinhos absurdamente mal arrematados (do tipo que, na primeira lavagem, se desmancharão sozinhos).


Então aí vai.
1. TAMANHO
Cada um que pede mantas, pede quadrados de um tamanho. ISSO NÃO É À TOA. ISSO NÃO É CAPRICHO, BOBAGEM NEM FRESCURA DE QUEM PEDE. É que emendar quadrados de tamanhos diferentes NÃO FICA BOM. Quando a gente tenta, alguns ficam franzidos, outros ficam repuxados. FICA UM TRABALHO PORCO (coitado do porco). E não é porque é para doar para pobre que podemos fazer um trabalho porco. DE JEITO NENHUM!

Exatamente porque vamos doar peças a quem não pode comprar, devemos fazer o melhor possível; não é porque a pessoa não tem recursos que é menos pessoa do que nós, que tem menos bom gosto do que nós, que tem de usar peças malfeitas e lixentas. Não ajudo iniciativas filantrópicas que pensam "ah, para pobre qualquer lixo serve". Uso em casa roupas velhas e furadas, mas jamais as doaria a ninguém; se é para doação, tem de estar melhor do que o que quero para mim.


Portanto, vejam o tamanho dos quadrados pedidos. No Saco dos Bebês, pedimos quadrados de 10 cm feitos com lã de bebê. O Maré de Amor, da Alina, e a Ju dos velhinhos pedem quadrados maiores, de 15 cm ou 20 cm, feitos com fios mais grossos.Portanto, quadradinhos de 10 cm, 15 cm e 20 cm são aproveitáveis. Mas quadradinhos de 8 cm, 13 cm e 22 cm NÃO SÃO. Terão de ser aumentados ou diminuídos. Ou seja, é desperdício de trabalho. Para saber o tamanho do seu quadradinho, selecionei duas ferramentas utilíssimas - vejam os anexos. Se não as tem em casa, compre uma. São baratas e fáceis de encontrar em qualquer loja de 1.99, papelaria ou armarinho. Anexei também uma foto que mostra como usar essas ferramentas, caso você não saiba.Além disso, QUADRADO NÃO É RETÂNGULO. Quadrado, para quem não se lembra das aulas de geometria do primário, tem os QUATRO LADOS IGUAIS. Logo, todos os lados de um quadrado de 10 cm TÊM DE MEDIR 10 CENTÍMETROS. Retângulos de 13 por 11 cm SERÃO IMPIEDOSAMENTE DESMANCHADOS. Portanto, se você não se acha capaz de fazer um quadrado que tenha os quatro lados iguais e no tamanho pedido, doe o fio e poupe o seu tempo.

2. ARREMATES.
DE JEITO NENHUM, EM HIPÓTESE NENHUMA, EM NENHUM CASO dê os temíveis dois nozinhos e corte o fio rente ao trabalho.Repito:DE JEITO NENHUM, EM HIPÓTESE NENHUMA, EM NENHUM CASO dê os temíveis dois nozinhos e corte o fio rente ao trabalho.Se não sabe arrematar decentemente os seus fios, se detesta arrematar pontas de fio, se isso lhe dá arrepios, vômito e diarreia, NÃO DÊ DOIS NOZINHOS NEM CORTE O FIO RENTE AO TRABALHO.Se não sabe arrematar decentemente os seus fios, se detesta arrematar pontas de fio, se isso lhe dá arrepios, vômito e diarreia, CORTE O FIO COM NO MÍNIMO UM PALMO DE COMPRIMENTO e mande o seu quadradinho assim. NÃO DÊ DOIS NOZINHOS E CORTE O FIO RENTE AO TRABALHO EM HIPÓTESE NENHUMA.Se quiser arrematar corretamente o seu quadradinho, corte o fio com um comprimento decente - 10 a 15 cm -, enfie a ponta numa agulha de tapeçaria da grossura adequada e passe a ponta por entre os pontos do trabalho, pelo avesso, primeiro num sentido, depois em outro, primeiro numa direção, depois na outra. Só depois de fazer isso, de preferência mais de uma vez, só depois de ter CERTEZA de que uma lavagem na máquina na regulagem mais violenta não conseguirá fazer com que a ponta do fio escape, corte rente o que ficar de fora.Lembre-se que as mantas feitas com os quadradinhos são para doação e NÃO SABEMOS COMO AS PEÇAS SERÃO LAVADAS. Em asilos, com certeza serão lavadas na máquina e penduradas para secar ou secadas na máquina se houver máquina de secar no asilo. E mãe pobre não tem tempo, espaço nem disposição para ficar lavando nada com cuidadinho nem secando na horizontal em cima da toalha. E com toda a razão, pois trabalha mais do que a mãe de classe média e não pode pagar ninguém para fazer por ela o serviço pesado.Espero contar com a colaboração de todas! (...)
Bjk, Btz."


A Beatriz disse tudo!
Desde já, super obrigada!
beijos
Ju

4 comentários:

  1. Parabéns, o trabalho é lindo!!!
    Bjs Fran

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fran!
    Por favor, divulgue nosso trabalho para as amigas!
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez juntas no trabalho solidário, que ele renda muitos frutos!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blogue e pela iniciativa, se me permitem uma DICA para quem tem dificuldades em acertar a medida do quadradinhos e não sabe ou não quer fazer o quadradinho perfeito, ou simplesmente variar....
    QUADRADINHO (receita original de nossa amiga "Miriam Fabiano", do blog penelope charmosa)

    comece montando 3 ptos, lã e agulhas que voce escolher.
    1a. carr. em trico
    todas as outras carreiras em trico, ou o pto e motivo que voce escolher, desde que faça um aumento no início de todas as carreiras, até que medindo uma das laterais ela atinja a medida desejada, terminando sempre numa carreira impar.
    Comece então a fazer as carreiras com 2pts juntos no início ao inves de aumentos, até que voce fique com apenas 3 pts na agulha, arremate.
    pronto um quadradinho perfeitinho na medida certa.
    beijos arlete maciel

    ResponderExcluir

Seu comentário é super bem vindo!
Obrigada!
Bjus
Ju